Reportagem


Capitão Fausto

Um concerto memorável e histórico, um dos melhores que Coura já recebeu.

Vodafone Paredes de Coura

15/08/2019


© Hugo Lima/Vodafone Paredes de Coura 2019

A impressionante devoção dos fãs de Capitão Fausto fez o concerto. Perdi as duas músicas de entrada: “Amanhã tou melhor” e “Faço as vontades”; mas vou assumir que o ambiente foi o mesmo que se registou neste grandiosa celebração da melhor música nacional.

Não é preciso ser fã dos lisboetas para reconhecer este como um dos melhores concertos que já passou pelo palco de Paredes de Coura, que terminou com um apoteótico mergulho de Tomás Wallenstein no público que ainda aguentava mais umas horinhas de Capitão Fausto. Mas tiveram de se contentar com o  “Here comes the sun” dos The Beatles a ecoar nas colunas, o que também não é mau e olhando a actual estética da banda, até é uma escolha coerente.

 

Do início ao fim do concerto, o público não arredou pé e os milhares de vozes juntaram-se ora à letra, ora aos acordes, com muitos aplausos bem compassados pelo meio. «Pontas soltas isso é comigo e por isso queres também ser assim», gritou-se de pulmões cheios a dada altura. “Teresa” e “Boa Memória” representam momentos muito distintos da sua carreira, mas que provocam igual entusiasmo.

Antes de “Sempre Bem”, o vocalista de Capitão Fausto desejou “Boa noite, Paredes”. Depois corrigiu para “Boa noite, Coura”. Estiveste muito bem, Tomás. É esta a simpatia da banda que reúne e segura a tribo que os acompanha e que conquista novos embaixadores a cada instante.

Carismáticos (podemos/devemos falar da BDE do Francisco Ferreira?), perfeccionistas, sofisticados e inventivos, os Capitão Fausto cresceram de fenómeno adolescente para uma maturidade musical, que os consolida como um dos mais relevantes projectos da pop nacional. Experimentam e agitam géneros e inspirações, sem receios e sempre de forma eficaz.

Mais uns anos e veremos os Fausto a fazer escola, a inspirar uma nova geração de músicos. Demonstram que é possível escrever letras bonitas, inteligentes e que ficam no ouvido em língua portuguesa, sem cair na rima fácil  e lugares comuns de outros idiomas. O seu lugar está garantido no livro de História.

No dia seguinte, durante a tarde, deu-se o reencontro com o público de Paredes de Coura numa Vodafone Music Session. O local deste concerto secreto foi poético: Formariz, localidade ali ao lado do festival em que gravaram o seu disco “Pesar o sol” e que foi celebrizadada no tema “Célebre Batalha de Formariz”. Faltou ao alinhamento do concerto, mas abriu o secret show para gáudio dos fãs que marcaram presença.

 

ALINHAMENTO DO CONCERTO

Amanhã tou melhor
Faço as Vontades
Santa Ana
Morro na praia
Sempre Bem
Corazón
Amor, a Nossa Vida
Final
Certeza
Lentamente
Maneiras más
Teresa
Boa Memória

 


sobre o autor

Isabel Leirós

"Oh, there is thunder in our hearts" (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos