Reportagem


Super Bock Super Rock

As invasões francesas

Herdade do Cabeço da Flauta

19/07/2019


Não estamos em 1807 mas vimos o segundo dia do Super Bock Super Rock ser tomado de assalto por uma armada francesa não beligerante, que ocupou todos os palcos do festival. “Não sei porque estão tantos nomes franceses aqui hoje…” questionou-se Thomas Mars algures a meio do concerto de Phoenix, pergunta para a qual também não encontrámos ainda resposta e que nos aguçou a curiosidade durante todo o dia, enquanto nos íamos movimentando entre os diferentes concertos, especulando possíveis justificativas para este alinhamento bleu. Terá sido uma aposta no turismo francês cada vez mais dominante no nosso país? Terão havido parcerias artísticas que facilitaram o agendamento de todos estes artistas? São questões que só mesmo a organização poderá responder. E se, por um lado, não podemos adiantar os motivos destas escolhas, por outro, o fracasso do seu resultado foi visível para todos. Depois de um primeiro dia esgotado, ao segundo dia a Herdade do Cabeço da Flauta estava despida de gente, num cenário desolador, que só foi vantajoso nos acessos desimpedidos a todas as comodidades do festival. Sentimos-nos num dia de passeio, que não obrigou a grandes escolhas tirando, claro, aquela que foi a pior sobreposição de todo o festival: Ezra Collective e Kaytranada – já lá chegamos.

Desenquadrados neste segundo dia estiveram os britânicos Shame, a que só metade da nossa equipa conseguiu assistir (mais uma vez o trânsito para a saída de Lisboa a dificultar a vida a quem vinha da outra margem, desta vez pelo menos sem qualquer confusão às portas do recinto). Destes south London boys chegaram-nos relatos de um concerto energético e desenfreado que o registo fotográfico não desmente. Esperamos por um breve regresso para que possamos colmatar esta nossa falha de comparência.

Shame

Shame

Pouco tempo depois foi a vez dos Capitão Fausto regressarem ao festival que, segundo nos contam, foi palco do seu primeiro grande concerto, aqui mesmo no Meco, algumas edições atrás, partilhando connosco memórias do seu acampamento Gazela, sob uns pinheiros não muito distantes dali, que acabariam por ficar eternizadas em disco. É, no entanto, A Invenção do Dia Claro, editado este ano e já bem afastado desse rock juvenil, que domina a setlist desta tarde quente, com São Paulo de repente ali tão perto. Construtores de harmonias irresistíveis capazes de abrir um portal no tempo para os festivais da canção da música popular brasileira dos anos 60, os rapazes de Alvalade podem até ter trocado o rock por uma pop sofisticada, que tal não parece fazer qualquer diferença para a sua grande base de fãs ali presente. Afinal, parece continuar a ser possível fazer-se crowdsurfing ao som de temas como “Boa Memória”, como pudemos comprovar na despedida.

Distraídos pelo concerto de Capitão Fausto e também por algum desconhecimento nosso do nome: Christine and the Queens, quando chegámos ao palco principal o espetáculo da francesa e da sua impressionante companhia de bailado já caminhava para o final. Rapidamente nos apercebemos do nosso erro ao dar de caras com um momento coreográfico de dança contemporânea intenso, pouco usual em concertos, em que a pequena e magra Héloïse Letissier nos pareceu ser uma das mulheres mais fortes de sempre. Atendendo a outros relatos que nos chegariam mais tarde sabemos agora que não experienciamos por completo um dos mais grandiosos concertos deste festival.

Christine and the Queens

Christine and the Queens

Continuando pela armada francesa a também atriz Charlotte Gainsbourg deu um concerto tímido no palco EDP, que acabaria por nos ficar mais marcado na memória pelo aparato luminoso instalado, com intricados quadrados de luzes que se reorganizavam entre músicas, do que propriamente pela sua dream pop branda. FKJ seria, momentos mais tarde, o responsável por inscrever o nome da França no palco EDP. O multi-instrumentista, dividiu-se em muitos malabarismos, com alguma música pré-gravada e a restante sendo construída ali ao vivo camada após camada, para nos convencer a todos de que é capaz de dominar com distinção toda a parafernália de instrumentos em palco sem a ajuda de ninguém. Dono de um som líquido e refrescante como o seu nome sugere, FKJ, diminutivo para French Kiwi Juice, pareceu-nos despertar no público um entusiamo que não ficou nada aquém daquele que vimos no concerto dos seus conterrâneos Phoenix, supostamente os cabeças de cartaz para este dia.

Apostar num nome como Phoenix para cabeça de cartaz num dia em que grande parte dos restantes artistas eram desconhecidos para a grande massa do público presente foi um erro táctico com peso pesado na fraca lotação do segundo dia do festival. “Obrigado por serem tantos!” agradeceu com entusiasmo Thomas Mars a meio do concerto – certamente não estaria a ver a mesma plateia que nós ou, talvez, não tivesse o nosso termo de comparação da noite anterior. Não faltaram “Lisztomania”, “Entretainment”, “Trying To Be Cool” nem “If I Ever Feel Better” apresentadas com muito fervor e suor, sobretudo por Thomas Hedlund que várias vezes se levantou da bateria, numa fúria que não deixa esconder o seu lado heavy metal dos Cult of Luna, banda com que divide a percussão, numa partilha que é sempre tema de alguma controvérsia e curiosidade.

Kaytranada

Kaytranada

Chegados à hora da decisão mais difícil da noite: Ezra Collective ou Kaytranada? Os primeiros são membros de uma outra armada que não nos importaríamos de ver em breve por cá tomar conta de um festival: a entusiasmante armada do novo jazz londrino que, este ano, já nos trouxe a Portugal nomes como Kamaal Williams, Sons Of Kemet, Nubya Garcia e daqui por alguns meses trará também The Comet Is Coming. O segundo, o muito aguardado produtor canadiano desde que, em 2016, tomou conta das nossas playlists com 99.9%, cujas batidas e graves nos fazem hoje reconhecer qualquer tema seu a milhas de distância e nos deixou desde então à procura do 0.1% em falta: assistir a um concerto seu. Decidimo-nos com muita dificuldade por Kaytranada, abandonando o palco Somersby onde o quinteto londrino já tinha começado a espalhar muita “joyful and happiness” com o seu afrobeat jazz musculado, na esperança de que regressem em breve.

Sabemos que algo falhou na estreia de Louis Kevin Celestin no nosso país embora não consigamos precisar bem o quê. Talvez as nossas expectativas estivessem demasiado elevadas ou talvez existam discos impossíveis de traduzir ao vivo as mesmas sensações despertadas nas muitas sessões de escuta no conforto de casa e nos headphones de tantas outras viagens em que 99.9% serviu de banda sonora. A verdade é que nem temas muitos esperados como “Together” ou “God It Good” foram capazes de nos saciar o apetite. Até “Glowed Up”, com Anderson .Paak a chegar-nos pelas colunas, foi vivido mais intensamente no seu concerto na edição passada do festival, em que num apelo sugerimos à organização que já era hora de trazer a Portugal, Kaytranada. “You’re experiencing Kay live” rodou muitas vezes nos ecrãs em palco para nos convencer deste momento único, mas não será por este seu concerto que continuaremos a nossa “fanzice” pelo produtor que ainda assim abrilhantou o dia com o cartaz mais cinzento deste Super Bock Super Rock.

Galeria


(Fotos por Hugo Rodrigues)

sobre o autor

Vera Brito

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