//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A série Peaky Blinders, com selo BBC, estreou em 2013 e chega agora à quinta temporada, com o primeiro episódio transmitido esta noite no canal britânico.
No foco da narrativa encontramos uma família de Birmingham tão rufia, mas tão rufia, que Tommy Shelby e o seu gangue cosiam naifas no interior do chapéu.
As cinco temporadas decorrem entre 1919 e 1929, mas a estética é mais contemporânea do que de época. Temos Nick Cave no genérico e já se ouviram riffs de Arctic Monkeys; os cortes de cabelo são replicados de norte a sul do Reino Unido; sempre que entra em cena uma das personagens centrais, mais parece estar a iniciar uma publicidade a whisky…
Tommy Shelby é a personagem principal, mas vai disputando protagonismo com a matriarca Polly. Que, neste primeiro episódio da quinta temporada se afirma em pé de igualdade com os pares masculinos.
O reencontro com Peaky Blinders é assombrado pelo crash da bolsa de Nova Iorque, em que a família havia investido o seu capital. Segue-se agora o regresso a Birmingham, para definir estratégias de recuperação na sua Distilaria Shelby. Afinal, os anos de criminalidade estão distantes (só que não), a família dedica-se aos negócios sérios e Tommy até se passeia com pleno direito em Westminster (não esquecer que foi eleito representante na temporada anterior) e recebe correspondência de Winston Churchill – mas há uma sombra que o acompanha…
Talvez tenhamos assistido a duas alusões ao eventual suicídio da personagem interpretada por Cillian Murphy, que provavelmente nem se concretizará. Até porque sem Tommy não há série e um sucesso de popularidade global como este ainda dispõe de narrativa para outras cinco temporadas.
De resto, a campanha de promoção envolveu o público, convidando os fãs a partilharem com o mundo a sua arte, através da #PeakysFanArt. As melhores obras decoram agora outdoors, MUPI e até um mural em Londres. Uma manifestação da devoção pela série.
Em resumo, o primeiro episódio antecipa uma quinta temporada em que (uma vez mais) esqueceremos a actuação duvidosa dos Shelby, iremos torcer pelo anti-herói e até suspirar pelos bigodes e/ou sotaques.
Peaky Blinders estreou esta noite na BBC1, mas em Portugal poderá ser vista (legalmente) na Netflix a partir de 4 de Outubro. Ou seja, assim que a temporada terminar no Reino Unido.